segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Prado: Um lugar de litoral privilegiado e de puro encanto



Por Atyla Borborema - Teixeira News
Portão de entrada da Costa das Baleias, o município de Prado é o que dispõe de maior infraestrutura turística na região. Imponentes falésias de tons variados e rara beleza, intercalam-se com planícies, praias mansas de águas mornas e convidativas, piscinas naturais e coqueirais em seus 84 quilômetros de litoral. O balneário de Cumuruxatiba, a Foz do Rio Cahy, a queda d’água do Tororão e a aldeia de pescadores de Corumbau, estão entre as mais disputadas atrações do município de Prado, no extremo sul da Bahia. Os passeios de escuna, propiciam momentos inesquecíveis para quem quer curtir a natureza.
Da cidade do Prado partem embarcações para os recifes de Guaratiba e Timbebas e, de Caravelas, para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que também é considerado o segundo melhor lugar de água salgada para praticar mergulho com cilindro.

Ruas coloniais, estreitas e calçadas com paralelepípedos, casario antigo e charmoso que data do século XVII, abrigam desde residências, lojinhas e barzinhos, até restaurantes de primeira linha. Com a carta de Pero Vaz de Caminha em mãos e a vista da paisagem, ainda é possível, sem dificuldade, seguir a descrição da costa e deixar a imaginação trazer de volta a indescritível emoção que esse antigo texto consegue suscitar.
Prado é município com o 8º maior território da região administrativa do extremo sul da Bahia com 1.665 Km2, e uma população superior a 20 mil habitantes. A povoação foi elevada à vila de município em 1755, mas só foi classificada a categoria de cidade em 02 de agosto de 1896, por ocasião da sua emancipação política administrativa com território desmembrado do município de Caravelas.
Apesar da sua beleza encantadora e da sua biografia na costa do descobrimento, a história de Prado só passou a ser contada mesmo, a partir de 1993, quando da posse do prefeito Leopoldo de Souza Mendes, quando o Prado se tornou realmente conhecido mundialmente por meio de campanhas publicitárias que mostravam a verdadeira origem do município na história do descobrimento do Brasil, tanto que em abril de 1996, o então presidente da república Fernando Henrique Cardoso reconheceu o esforço do prefeito e determinou que a história da Foz do Rio Cahy voltasse a ser contada nos livros didáticos brasileiros.
O município de Prado que é o maior litoral da Bahia com 84 quilômetros de praias, é também o terceiro maior pólo turístico do estado e com a terceira maior quantidade leitos do território baiano. E este ano o prefeito João Alberto Viana Amaral, o ”Jonga Amaral” (PC do B), está investindo mais na divulgação de Prado na intenção de atrair gente do mundo inteiro para provar sua culinária e conhecer suas belezas naturais e naturalmente trazer investimentos econômicos para o município, além de um grande investimento público em infra-estrutura, tanto na saúde e no policiamento ostensivo, quanto na limpeza e embelezamento da cidade, objetivando oferecer mais comodidade, conforto e segurança aos turistas e foliões.

 
Para quem freqüenta assiduamente e declara seu amor por Cumuruxatiba, acostuma denominar o lugar simplesmente de “Cumuru”, hábito que já virou popular para alguns. De lá, partem passeios de barco para avistar baleias jubarte que, nos meses de junho a novembro, dão show na costa baiana. De Cumuru e de Prado partem embarcações para os recifes de Guaratiba e Timbebas e, de Caravelas, para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que também é considerado o segundo melhor lugar de água salgada para praticar mergulho com cilindro.
Os 84 quilometros de litoral é demarcado em Prado pelas praias da Areia Preta, Praia da Barra do Jucuruçu, Praia da Barra do Rio Cahy, Praia da Lagoa Grande, Praia da Lagoa Pequena, Praia da Paixão, Praia da Ponta do Moreira, Praia da Viçosa, Praia das Ostras, Praia de Cumuruxatiba, Praia do Píer, Praia do balneário de Guaratiba, Praia de Imbassuaba, Praia de Pichani, Praia de Tauá, Praia do Calambrião, Praia do Farol, Praia do Moreira, Praia do Rio do Peixe Grande, Praia do Rio do peixe Pequeno, Praia do Segredo, Praia do Tororão, Praia Dos Irmãos, Praia Japara Grande, Praia Japara Mirim e Praia Novo Prado.
O Prado é símbolo da costa do descobrimento do Brasil por causa da foz do Rio Cahy que em 1500 foi ponto de desembarque da caravana de Pedro Álvares Cabral capitaneada por Nicolau Coelho onde cumprimentaram os índios pataxós e avistaram o monte do Parque Nacional de Monte Pascoal, terras que só 400 anos depois seriam desmembradas de Porto Seguro primeiro para formar o território de Caravelas e posteriormente para formar o município de Prado.
Contudo, o escrivão português Pero Vaz de Caminha descreveu a geografia da região da foz do Rio Cahy em base territorial da província de Porto Seguro, hoje pertencente ao território do município de Prado, em sua primeira carta ao Rei de Portugal, sendo assim a primeira porção de terra avistada pela tripulação de Pedro Álvares Cabral. De fato, a cidade de Prado originou-se também a partir de uma aldeia de índios Aimorés que se estabeleceu por volta de 1755, à margem esquerda do Rio Jucuruçu, próximo ao mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário