segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Prado - Bahia - Destinos - viajeaqui.com.br

Prado - Bahia - Destinos - viajeaqui.com.br

Cumuruxatiba - Bahia - Destinos - viajeaqui.com.br

Cumuruxatiba - Bahia - Destinos - viajeaqui.com.br

As raras belezas das primitivas praias de Cumuruxatiba


Para quem conhece o balneário de Cumuruxatiba, acredita que o paraíso existe. O balneário fica a 32 km da sede municipal, por estrada de terra muito bem conservada, que lhe dá chance de conhecer belas paisagens durante a viagem, a exemplo das praias do Farol, Amendoeira, Tororão, Paixão e Japara. Chegando ao destino, o encanto está nas praias do centro, Areia Preta, Píer, Rio do Peixe, Moreira, Ibassuaba e Calambrião.
Até os anos 90, Cumuruxatiba era apenas uma tranqüila vila de pescadores. E a partir daí, ela foi descoberta por turistas brasileiros e estrangeiros em busca de vida mansa, águas mornas e praias quilométricas. Destacam-se as praias do Píer e a Praia do Rio do Peixe, com represa de água doce, falésias, praias de areias monazíticas e um píer de madeira que avança um quilômetro mar adentro, embora sua estrutura já esteja se desfazendo.



Praias, sol, calor, gente bonita e muitas frutas, é o clima subtropical que caracteriza o balneário de Cumuruxatiba e o charme das suas praias primitivas em qualquer época do ano, principalmente no verão. Cumuruxatiba está localizada no litoral norte do Prado, região do extremo sul baiano, cujo município turístico possui a mais extensa malha costeira do estado da Bahia com 84 quilômetros de lindas praias.



Para quem quer fugir um pouco da agitação e preferir lugares mais calmos, com praias virgens e um jeito interiorano trata-se de uma ótima opção para desfrutar de falésias, rios, bicas, ilhas de pedras, cachoeirinhas, coqueiros, represas de água natural, praias modeladas, gente linda, frutas naturais, muita sombra e as tradicionais moquecas de peixe e mariscos diversos.
Além das praias da Foz do Rio Cahy, local origem da história nascida em 1500, onde a caravana portuguesa de Pedro Álvares Cabral capitaneada por Nicolau Coelho desembarcou em terra firme para cumprimentar os índios pataxós, e foram deste ponto que eles avistaram o monte do Parque Nacional de Monte Pascoal e assim descobriram o Brasil. A localidade era área base territorial da província de Porto Seguro onde até hoje se mantém viva a história do descobrimento, contudo o local foi primeiro desmembrado administrativamente há 155 anos atrás em (23 de abril de 1855), quando passou a pertencer aos limites do município de Caravelas, mas 41 anos depois, há 114 anos atrás, a Foz do Rio Cahy passou a pertencer o território do Prado por ocasião da sua emancipação política em 02 de agosto de 1896.



Contudo, a marca da história do primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, na foz do Rio Cahy, antes da chegada da caravana ao ponto base de Porto Seguro continua sob a visão de quem visita o local até hoje. Mais de 500 anos se passaram, e o cenário dessa região a partir do Rio Cahy em Cumuruxatiba, ainda é o mesmo do Brasil dos primeiros anos. As mesmas nuvens e os mesmos céus. Os mesmos ventos e o mesmo mar. Extensos colares de praias brancas, onde deságuam os mesmos rios. Barras verdes de matas e de mangues. Barreiras calcárias de tons rosa. Inclusive, só é possível avistar o Monte Pascoal em águas do litoral de Prado, na costa da foz do Rio Cahy.



Além das suas belas praias, Cumuruxatiba ainda é premiada pela floresta costeira, úmida e cheia de charme onde nada fica a dever, em termos de pujança, a outras regiões, comparada a hiléia amazônica. O balneário com cerca de 5 mil habitantes, possui um comércio estabilizado e têm o seu distrito superlotado pelos turistas todo período do verão com a finalidade de curtir seus atrativos naturais e folclóricos, ocasião que a economia do lugar fica aquecida. O balneário tem se destacado no verão, também pelo alcance da produção das suas frutas tropicais típicas do nordeste como mangas, umbus, siriguelas, cajus, goiabas, araçás, mangabas, abacaxi, cana, mamão e banana. Maioria delas disponíveis na beira das praias a disposição do banhista, além da influência da nossa mais abençoada água de coco baiana que será sempre sua parceira constante.



O balneário de Cumuruxatiba está em festa sempre no carnaval e principalmente no reveillon e no dia 20 de janeiro, no rastro do mastro de São Sebastião. Nesta época do ano, nativos, descendentes de índios e turistas se misturam para farrear nas ruas do distrito com o mastro da bandeira do santo a reboque. A procissão da cerveja, como a festa ficou batizada pelos festeiros, começa logo nas primeiras horas da manhã do dia 20 de janeiro e só termina no final da tarde. E todo ano, os organizadores da festa prometem muita diversão e batucada.


Embora o padroeiro de Cumuruxatiba seja Santo Antônio, mas tanto no período do Réveillon, quanto no dia 20 de janeiro, é comemorado com glamour o dia do santo “São Sebastião” que tem o seu mastro carregado por uma multidão pelas ruas da cidade, uma tradição desde 1940. Na entrada do ano, o pau é desenterrado e no dia 20 de janeiro, um novo mastro é erguido na frente da Igreja em meio aos festeiros nativos e turistas.
Em Cumuruxatiba está sediada a mais bela piscina de água corrente na entrada do balneário, conhecida por “represa”, onde é servido de ponto de encontro dos nativos e turistas em qualquer época do ano. O balneário que está margeando o Parque Nacional do Descobrimento, já conta com uma grande infra-estrutura comercial e os incentivos culturais do lugar cresce a cada ano.



Em Cumuruxatiba o turista pode fazer passeios de escuna até os recifes, mergulhos ecológicos, pesca submarina e passeios na mata virgem. Entre estes, refazer o percurso da esquadra de Pedro Álvares Cabral, em uma bela escuna, a partir de Cumuruxatiba até Corumbau ou Porto Seguro, é uma aventura que fará todo turista sentir-se no tempo das caravelas, tendo oportunidade inclusive de ver, como o navegante português, o Monte Pascoal, com a mesma perspectiva do momento do Descobrimento: do mar para a terra.
Por sinal, um mergulho no Rio Cahy é a melhor dica deste atrativo, pois suas nascentes advêm dos Parques Nacionais do Descobrimento e do Monte Pascoal, com águas absolutamente limpas. Desta forma, o Rio Cahy, ainda mantém características da época do descobrimento do Brasil. A foz do Rio Cahy está a 47 Km ao norte da cidade do Prado e há 15 Km do balneário de Cumuruxatiba.

Por Atyla Borborema (Teixeira News)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Prado: Um lugar de litoral privilegiado e de puro encanto



Por Atyla Borborema - Teixeira News
Portão de entrada da Costa das Baleias, o município de Prado é o que dispõe de maior infraestrutura turística na região. Imponentes falésias de tons variados e rara beleza, intercalam-se com planícies, praias mansas de águas mornas e convidativas, piscinas naturais e coqueirais em seus 84 quilômetros de litoral. O balneário de Cumuruxatiba, a Foz do Rio Cahy, a queda d’água do Tororão e a aldeia de pescadores de Corumbau, estão entre as mais disputadas atrações do município de Prado, no extremo sul da Bahia. Os passeios de escuna, propiciam momentos inesquecíveis para quem quer curtir a natureza.
Da cidade do Prado partem embarcações para os recifes de Guaratiba e Timbebas e, de Caravelas, para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que também é considerado o segundo melhor lugar de água salgada para praticar mergulho com cilindro.

Ruas coloniais, estreitas e calçadas com paralelepípedos, casario antigo e charmoso que data do século XVII, abrigam desde residências, lojinhas e barzinhos, até restaurantes de primeira linha. Com a carta de Pero Vaz de Caminha em mãos e a vista da paisagem, ainda é possível, sem dificuldade, seguir a descrição da costa e deixar a imaginação trazer de volta a indescritível emoção que esse antigo texto consegue suscitar.
Prado é município com o 8º maior território da região administrativa do extremo sul da Bahia com 1.665 Km2, e uma população superior a 20 mil habitantes. A povoação foi elevada à vila de município em 1755, mas só foi classificada a categoria de cidade em 02 de agosto de 1896, por ocasião da sua emancipação política administrativa com território desmembrado do município de Caravelas.
Apesar da sua beleza encantadora e da sua biografia na costa do descobrimento, a história de Prado só passou a ser contada mesmo, a partir de 1993, quando da posse do prefeito Leopoldo de Souza Mendes, quando o Prado se tornou realmente conhecido mundialmente por meio de campanhas publicitárias que mostravam a verdadeira origem do município na história do descobrimento do Brasil, tanto que em abril de 1996, o então presidente da república Fernando Henrique Cardoso reconheceu o esforço do prefeito e determinou que a história da Foz do Rio Cahy voltasse a ser contada nos livros didáticos brasileiros.
O município de Prado que é o maior litoral da Bahia com 84 quilômetros de praias, é também o terceiro maior pólo turístico do estado e com a terceira maior quantidade leitos do território baiano. E este ano o prefeito João Alberto Viana Amaral, o ”Jonga Amaral” (PC do B), está investindo mais na divulgação de Prado na intenção de atrair gente do mundo inteiro para provar sua culinária e conhecer suas belezas naturais e naturalmente trazer investimentos econômicos para o município, além de um grande investimento público em infra-estrutura, tanto na saúde e no policiamento ostensivo, quanto na limpeza e embelezamento da cidade, objetivando oferecer mais comodidade, conforto e segurança aos turistas e foliões.

 
Para quem freqüenta assiduamente e declara seu amor por Cumuruxatiba, acostuma denominar o lugar simplesmente de “Cumuru”, hábito que já virou popular para alguns. De lá, partem passeios de barco para avistar baleias jubarte que, nos meses de junho a novembro, dão show na costa baiana. De Cumuru e de Prado partem embarcações para os recifes de Guaratiba e Timbebas e, de Caravelas, para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que também é considerado o segundo melhor lugar de água salgada para praticar mergulho com cilindro.
Os 84 quilometros de litoral é demarcado em Prado pelas praias da Areia Preta, Praia da Barra do Jucuruçu, Praia da Barra do Rio Cahy, Praia da Lagoa Grande, Praia da Lagoa Pequena, Praia da Paixão, Praia da Ponta do Moreira, Praia da Viçosa, Praia das Ostras, Praia de Cumuruxatiba, Praia do Píer, Praia do balneário de Guaratiba, Praia de Imbassuaba, Praia de Pichani, Praia de Tauá, Praia do Calambrião, Praia do Farol, Praia do Moreira, Praia do Rio do Peixe Grande, Praia do Rio do peixe Pequeno, Praia do Segredo, Praia do Tororão, Praia Dos Irmãos, Praia Japara Grande, Praia Japara Mirim e Praia Novo Prado.
O Prado é símbolo da costa do descobrimento do Brasil por causa da foz do Rio Cahy que em 1500 foi ponto de desembarque da caravana de Pedro Álvares Cabral capitaneada por Nicolau Coelho onde cumprimentaram os índios pataxós e avistaram o monte do Parque Nacional de Monte Pascoal, terras que só 400 anos depois seriam desmembradas de Porto Seguro primeiro para formar o território de Caravelas e posteriormente para formar o município de Prado.
Contudo, o escrivão português Pero Vaz de Caminha descreveu a geografia da região da foz do Rio Cahy em base territorial da província de Porto Seguro, hoje pertencente ao território do município de Prado, em sua primeira carta ao Rei de Portugal, sendo assim a primeira porção de terra avistada pela tripulação de Pedro Álvares Cabral. De fato, a cidade de Prado originou-se também a partir de uma aldeia de índios Aimorés que se estabeleceu por volta de 1755, à margem esquerda do Rio Jucuruçu, próximo ao mar.